domingo, 9 de novembro de 2008

Tarefas da semana de 6 de Novembro a 12 de Novembro

PessoaLL,

Nossa leituras para discussão via blog e em sala de aula são LDB e a Lei 10.172.

Essas leis estão disponiveis no blog. Basta vcs lerem online ou imprimirem esses textos.

Ao fazer a leitura desses textos, gostaria que vocês atentassem para as seguintes questões:


1) Como é concebido/ previsto o papel de professor (a) nessas leis?
2) Como é concebido/previsto o papel do aluno(a) nessas leis?
3) Quais são as obrigações/deveres/direitos da escola previstas nessas leis?
4) Em que medida essas leis podem orientar o professor/a sobre o conteúdo e metodologias a serem explorados em sala de aula? O que é previsto sobre esse tópico?
5) Há alguma orientação sobre o processo de avaliação nessas leis?


Essas são questões iniciais,peço que vcs realizem as leituras para que possamos discutir com mais clareza essas questões em sala de aula.

Até apróxima quarta-feira,

Suzi Reis

Um comentário:

Eliseu disse...

1 - As duas leis preveem como preocupação básica com os professor a valorização do profissional de educação em termos de incentivo a formação continuada e melhores condições de trabalho. Quanto ao papel, devem participar da elaboração e aplicação de materiais que contribuam para a formaçção do aluno enquanto cidadão e o preparem para o mercado de trabalho. E interessante notar a enfase dada à questão da escola e do trabalho do professor como mediador entre tarefa escolar e prática social.

2 - Talvez minha leitura tenha sido equivocada ou insuficiente, mas não encontrei referencias aos alunos nas leis. Elas preveem papeis para as instituições (União, estados, municipios), estabelecimentos de ensino (públicos e privados), dispoõem sobre financiamento etc. A respeito dos alunos há uma unica referencias nas duas leis: "permitir o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho".

3 - A escola tem como disposição básica garantir ensino fundamental e médio a todos os cidadãos que a ela recorrerem. Para tanto, a escola deve dispor de sistemas e materiais que contemplem todos os níveis de escolaridade do educando (ensino de series iniciais até as séries finais), num período de 7 anos. Da mesma forma, o estabelecimento de ensino deve estar preparado para receber alunos portadores de deficiencias (inclusão) e adaptando e re-adaptando-se as mudanças impostas pela globalização e informatização do mundo moderno.

4 - AS leis deixam bem claro a importancia da participação do professor na elaboração do PPP da escola, de forma que o esclarecimento e o conhecimento das diretrizes e disposições destas leis nesse trabalho se torna indispensável. Somando-se a isso, vale lembrar que as práticas pedagógicas são determinadas pelas disposições da LDB e da Lei 10.172, logo estas tornam-se a "Bíblia" do profissional de educação brasieliro.

5 - Sim.

2 -