segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Tarefas referentes ao artigo de Almeida Filho (1998)

A partir da leitura do artigo de Almeida Filho (1998), responda às perguntas abaixo:

1) No texto, Almeida Filho define o que ele entende por Abordagem. Na sua opinião, você acha importante ter clareza sobre esse conceito para o desenvolvimento da sua prática pedagógica em sala de aula?

2) Defina com suas palavras o que você entende por abordagem de ensinar e por abordagem de aprender.

3) Qual(is) conceito(s), encontrados no texto de Almeida Filho, você acha importante o futuro professor de língua inglesa conhecer que pode(m) orientar a prática pedagógica em sala de aula?

4)Na concepção de Almeida Filho, quais são as tarefas previstas para um professor de LE?

10 comentários:

Camila Sortica disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Camila Sortica disse...

1 – Acho importante, visto que é através dos diferentes tipos de Abordagem que realizamos nossa prática pedagógica. Se esta será bem sucedida ou não, dependerá, em alguma medida, da Abordagem que utilizarmos.

2 – Abordagem de ensinar abrange as motivações do professor para preparar suas aulas, selecionar os materiais e métodos que utilizará tanto para ensinar como para avaliar. São os conceitos que o professor construiu no decorrer dos seus anos de estudo e experiência sobre linguagem, língua estrangeira, aprender e ensinar línguas. Abordagem de aprender são os métodos utilizados pelo aluno que podem ser moldados de acordo com a sua região, etnia e classe social. Dependerá da sua motivação para aprender a língua-alvo, do quanto ele se identifica ou não com essa língua.

3 – Considero especialmente importantes os conceitos de comunicação e língua estrangeira apresentados por Almeida Filho.

4 – Almeida Filho acredita que as tarefas previstas para um professor de língua estrangeira sejam: planejar as aulas, produzir materiais didáticos ou selecioná-los, praticar a língua-alvo com os alunos não só dentro de sala de aula, mas também fora dela, avaliar os alunos e avaliar a si mesmo.

Melise disse...

1. Sim, considero importante. Através de uma abordagem é que moldamos nosso "perfil" de professor. Podemos refletir e explicar os motivos qe nos levam a ensinar da maneira como ensinamos e quais são os resultados (positivos e negativos) que alcançamos através dessa abordagem.

2. Abordagem de ensinar envolve os conceitos e experiências acumulados pelo professor, formas, ações e métodos de desenvolver e preparar as aulas, é sua forma de trabalhar com os alunos.
Abordagem de aprender abrange as motivações do aluno, sua forma de aprender e os recursos que utiliza para isso. A forma como o aluno estuda e encara a língua-alvo.

3. Acredito ser importante a organização das 4 tarefas essencias de que o professor necessita para iniciar o ensino da LE (cap.II) e as 4 macro-fases de uma aula e suas características, trazidas pelo autor no cap. III.
Isso orienta/guia o "novo" professor na construção do ensino, na organização de suas aulas e de como obter pontos positivos no decorrer das aulas.

4. Na concepção de A. Filho as 4 tarefas essenciais para um prof. de LE são: o planejamento das unidades do curso, a produção ou seleção de materiais de ensino,
as experiências relacionadas com a língua-alvo realizadas com os alunos dentro e fora da sala de aula e a avaliação de rendimento dos alunos e de si mesmo.

Eliseu disse...

1 - Em termos de referencial teórico, oconhecimento do que significa uma abordagem e como ela pode ser identificada como sendo "esta" ou "aquela", é vital para um profissional do ensino. No entanto, ter clareza do conceito não pautará uma prátca exemplar, pois oconhecimento teórico precisa estar aliado à prática e, na prática, nossas "abordagens" dependerão bem mais do que acreditamos enquanto professores (nossas visões de mundo) e das necessidades de nossos alunos do que de aportes teóricos que permeiam abordagens de ensino.

2 - A abordagem de "aprender" compreende as estratégias do aluno em relação a "como eu consigo aprender isso". O "aprender", como o próprio autor pontua, vem da interação social e das formas como o grupo social do qual ele faz parte lhe permite "aprendizagens" (jogando futebol, teclando na internet, conversando com a namorada). Por outro lado, a abordagem de "ensino" é um pouco mais sofisticada, pois está ligada ao papel do professor enquanto "mediador" de conhecimento. Essa envolve todo um planejamento de atividades e elaboração de materiais que permitirão ao aluno avançar estágios e ser avaliado quanto ao seu desempenho (aulas monitoradas, jogos didáticos, conversação orientada). Na verdade, as duas abordagens se complementam, podemos pensar que o que o aluno "aprende" no "chat" ele pode usar como subsidio de "ensino" em sala de aula.

3 - Creio que as possíveis macro-fases de uma sala de aula e suas características sejam bastante válidas. Os conceitos apresentados devem funcionar como uma hipótese, um ponto de partida. O conhecimento dessas fases tornará o professor mais crítico e observador, fazendo com que seu processo de elaboração, experimentação e avaliação das atividades propóstas seja revisto constantemente, não visando somente atingir cada fase descrita, mas buscando identificar o que é válido e o que não é, como o processo aconteceu e porquê certas ações foram mais ou menos apropriadas para aquele grupo específico. O professor realiza uma pesquisa-ação a cada etapa do trabalho.

4 - Como já mencionei anteriormente, o professor de LE deve ser crítico e observador. Crítico no sentido de avaliar seus alunos, sua prática e os resultados dela; observador porque cabe a ele identificar as necessidades da turma e as suas enquanto sujeito que ensina e aprende em sala de aula, proporcionando a troca de conhecimentos.

Daiani disse...

Respondendo às questões referentes ao texto de Almeida Filho:

1) Abordagem para o autor é uma filosofia de trabalho, um conjunto de pressupostos explicitados, princípios estabilizados ou mesmo crenças intuitivas quanto à natureza da linguagem humana, de uma língua estrangeira. Acho muito importante que o professor saiba esse conceito, pois o professor deve adotar uma filosofia de trabalho capaz de orientar as decisões e ações do professor nas diferentes fases do processo de ensino/ aprendizagem.

2)Para mim, abordagem de ensinar são as estratégias, disposições que o professor dispõe para orientar seus alunos no ensino de uma língua estrangeira.Na abordagem de ensinar, fatores como o planejamento de aulas, a produção ou seleção de materiais, a escolha dos procedimentos para experienciar a língua alvo são muito importantes para aplicação de uma determinada abordagem.
A abordagem de ensinar são as disposições que os alunos adotam em relação ao ensino de uma língua estrangeira. Na adoção de uma determinada abordagem de aprendizagem podem contribuir fatores como: O aluno vê sentido no ensino da língua estrangeira em sua vida real? Quais são as maneiras de estudar do aluno?
O IMPORTANTE É QUE A ABORDAGEM DE ENSINAR DEVE SER COERNTE COM A ABORDAGEM DE APRENDER ,PARA QUE O PROCESSO DE ENSINO /APRENDIZAGEM SEJA SATISFATÓRIO.

3) ACHEI INTERESSANTES OS CONCEITOS DE ABORDAGEM E COMUNICAÇÃO QUE ALMEIDA FILHO TRAZ EM SEU ARTIGO. A PARTIR DESSES CONCEITOS, O PROFESSOR PODE ORIENTAR SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA AUXILIAR OS ALUNOS A CONSTRUIR EXPERIÊNCIAS NA/SOBRE A LÍNGUA ALVO.

4) AS TAREFAS DE UM PROFESSOR SÃO AS SEGUINTES, DE ACORDO COM ALMEIDA FILHO:

- PLANEJAR AS UNIDADES DE UM CURSO
- PRODUZIR OU SELECIONAR MATERIAIS DE ENSINO
- APROVEITAR AS EXPERIÊNCIAS CONSTRUIDAS NA , COM E SOBRE A LÍNGUA ALVO, DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
- AVALIAR OS ALUNOS, MAS TAMBÉM FAZER SUA AUTO AVALIAÇÃO E PERMITIR QUE OS DISCENTES OU OUTRA PESSOA FAÇA A AVALIAÇÃO DO PROFESOR, TAMBÉM.

Carine Wittke- Pólo de Restinga Seca disse...

1- Sim, é muito importante saber o significado deste conceito, já que existem vários tipos de abordagem e isso não deixa de ser uma ferramenta que auxiliará o docente na realização do seu objetivo. Porém, não podemos esquecer que um professor deve utilizar-se mais da prática, em tempos atuais, do que da teoria e o professor sempre deve se basear na realidade do aluno ao se adaptar a uma abordagem de ensino.

2- Eu entendo por abordagem de ensinar tudo o que está ligado ao papel do professor em sala de aula, ou seja, o modo como ele prepara as aulas, estratégias e ferramentas que utiliza na sua prática. Esse conceito também pode ser explicado a partir da experiencia adquirida pelo professor no decorrer da atividade docente, como ele costuma lecionar, como aborda o conteúdo, enfim, o modo como ele transmite o conhecimento ao aluno. Abordagem de aprender se relaciona com o papel do aluno, a forma como ele aprende e que estratégias ele usa para aprender a língua-alvo.


3- Acho que todos os conceitos apresentados por Almeida Filho contribuem de alguma forma ou outra para a prática pedagógica, porém, na minha opinião os conceitos mais importantes são o de comunicação e as quatro tarefas essenciais que o professor utiliza no ensino de uma LE.

4- De acordo com Almeida Filho, as tarefas previstas para um professor de LE são:
o planejamento das aulas, a produção e seleção de materiais didáticos, o aproveitamento da prática da língua-alvo dentro e fora da escola e a auto-avaliação bem como a avaliação do professor por um terceiro e a avaliação dos alunos.

Tácia disse...

1-Ainda que nossa atuação como professores não vá depender exclusivamente da abordagem de ensino,acho importante que tenhamos conhecimento a respeito dessas abordagens para que possamos ter algo como base para a nossa prática pedagógica.

2-A abordagem de ensinar consiste nas experiências que o professor adquiriu ao longo de sua formação que vão orientá-lo na escolha de materiais,critérios de avaliação,planejamentos de aula,enfim,no seu método de ensino.
Abordagem de aprender compreende fatores do meio em que o aluno vive,por exemplo:culturais,classe social que podem influenciar na maneira de aprender do aluno.

3-Todos os conceitos apresentados contribuem de alguma forma para a nossa futura experiência como professores de língua inglesa.

4-O professor deve planejar a sua aula relacionando não apenas aspectos gramaticais e sistemáticos da língua mas também aqueles relacionados à situações de uso do aluno para que esse ensino acrescente realmente algo ao aluno.

Anna disse...

1- Sim, acredito que seja importante pois pode orientar o professor em suas aulas e ajudá-lo a interpretar melhor sua maneira de ensino.

2- Abordagem de ensinar, na minha opinião, é tudo aquilo que o professor pode oferecer ao seu aluno em sala de aula, seus métodos, seus critérios e seus procedimentos. A abordagem de aprender está ligada ao aluno, suas motivaçaões e como ele aprende a língua-alvo.

3- Acredito que de todos os eles o conceito sobre as quatro tarefas essenciais de que o professor necessita para o ensino da LE.

4- De acordo com Almeida Filho as concepções sao: o planejamento das unidades de um curso, a produção de materiais de ensino, as experiências sobre a língua-alvo realizadas com os alunos dentro e fora da sala de aula e a avaliação de rendimento dos alunos e também sua própria auto-avaliação.

Itiana disse...

1 - Acho importante sim, pois dependendo da abordagem que utilizamos podemos ter uma motivação maior dos nossos alunos. Através da abordagem que utilizamos moldamos nosso perfil de professor. Mas não devemos nos apegar a apenas uma abordagem pedagógica, pois devemos levar em consideração o perfil de nossos alunos, o que pode dar certo em um determinado contexto pode não dar em outro.

2 – Entendo por abordagem de ensinar a maneira como o professor ministra a sua aula, os materiais que ele seleciona para motivar seus alunos, a avaliação que ele faz das necessidades de seus alunos.
Por abordagem de aprender entendo que seja o que o aluno faz para aprender, interiorizar aquilo que o professor ensina nas aulas. Creio que seja um método que o aluno considera melhor para que seu aprendizado seja efetuado.

3 - Achei bem interessante as quatro tarefas que ele apresenta como sendo previstas para um professor de LE. Pois é um processo que o professor deve passar e fazer para ser bem sucedido em seu trabalho.

4 – As quatro tarefas previstas para um professor de LE na concepção de Almeida Filho são: o planejamento das unidades de um curso; a produção e seleção de materiais de ensino; as experiências com e sobre a língua-alvo realizadas com os alunos fora e dentro da sala de aula e a avaliação do rendimento dos alunos, uma auto-avaliação e uma avaliação dos alunos em relação ao professor.

Micheli disse...

1) Sim. É importante ter consciência de que, quando se assume uma postura em sala de aula, quanto ao tipo de trabalho que o professor deseja realizar, ele está usando sua abordagem.

2) Abordagem de ensinar se refere a como o professor pretende estimular a atenção, o estudo dos alunos e, por conseguinte, desenvolver a aprendizagem. Eu diria até que se trata das inteções do professor quanto a aprender e aos estudantes, e então como ele desenvolve isso. Abordagem de aprender é como o aluno se porta diante da abordagem de ensinar; é o que ele pensa a respeito de como aprender; é o que ele utiliza como alicerce para seu aprendizado, seu estímulo.

3) Principalmente o conceito das quatro tarefas essencias que o professor necessita para iniciar o ensino da LE.

4)Planejamento das unidades de um curso, produção ou seleção de materiais de ensino, aproveitamento das experiências contruídas com e sobre a língua-alvo não só dentro da sala de aula, avaliação dos alunos + auto-avaliação + avaliação do prof por parte de outro.