Os dois questionamentos que seguem estão relacionados ao texto de Almeida Filho (1998):
1) Na sua opinião, o que é ser comunicativo nas aulas de língua estrangeira?
2) Dos conceitos apresentados por A. Filho, o que é método comunicativo e ensino comunicativo?
9 comentários:
1- Ser comunicativo é falar a língua do aluno, é estar em contato com o que ele fala, vê e aprender no mundo globalizado e informações em tempo real do quel faz parte. Livros didáticos com unidades prontas, fechadas e abordam tópicos pré-determinados não devem fazer parte da concepção de "comunicativo" do professor deste tempo. Ser comunicativo e saber que o que hoje é novidade amanha será passado e o que é comunidativo agora já está sendo re-adaptado no momento seguinte: comunicar é globalizar.
2-O método compreende a abordagem usada para o ensino de uma língua estrangeira; o ensino são as atividades e ações das quais o professor lança mão no sentido de contemplar o método.
Respondendo às questões elaboradas pela Melise:
1)Na minha opinião, ser comunicativo é tentar se aproximar do aluno considerando os interesses e a realidade deste. O professor deve se preocupar mais com o próprio aluno, ensinando ao aluno não somente teorias lingüísticas, mas auxiliando o aluno a descobrir sentido em aprender uma língua estrangeira.
2)Método comunicativo pode ser entendido como formas estabilizadas de práticas de ensinar línguas com uma base comunicativa (abordagem).
Ensino comunicativo é aquele que organiza as experiências de aprender em termos de atividades relevantes/tarefas de real interesse do aluno para que ele se capacite a usar a língua alvo para realizar ações de verdade na interação com outros falantes-usuários da língua.
1- Na minha opinião, ser comunicativo em uma aula é fazer com que a intereção social flua harmoniosamente por meio de troca de conhecimentos e informações. É importante que o professor leve em conta a realidade do aluno, seus interesses, suas necessidades, ou como o Eliseu colocou, é importante que o professor fale a língua do aluno para uma perfeita interação. Comunicação é interagir, auxiliar o aluno a ver a importancia de aprender, é criar discussões no mesmo momento, improvisar, não só se basear em tarefas prontas e impressas. As vezes o professor deve deixar "o papo rolar" como diria um aluno. hehehe
2- Método comunicativo é a abordagem utilizada no ensino de uma língua estrangeira, ou seja, é a comunicação relacionada com a prática de ensino. Já o conceito de ensino comunicativo é construído a partir das formas que o professor utiliza na elaboração de atividades que chamem a atenção e despertem o interesse do aluno fazendo com que ele sinta-se capaz de interagir com outros falantes da mesma língua.
1) Na sua opinião, o que é ser comunicativo nas aulas de língua estrangeira?
Ser comunicativo é permitir o recebimento e facilitar o envio de comunicação, ou seja, exercer umas das potencialidades mais importantes de um professor de línguas. Por se tratar de uma disciplina que não é exata, a comunicação é essencial para o avanço e compreensão do aluno, tanto na sua língua materna, quanto na língua em estudo. A comunicação também facilita a dinâmica, o entrosamento, e com isso facilita o aprendizado.
2) Dos conceitos apresentados por A. Filho, o que é método comunicativo e ensino comunicativo?
O método é o parâmetro ao qual o professor se agarra no ensinar e o ensino é a prática desse método no qual ele se sente mais a vontade para trabalhar.
1 – Em minha opinião, ser comunicativo nas aulas de língua estrangeira significa oferecer espaço para os alunos sugerirem mudanças no andamento das aulas e aceitar essas opiniões sem se sentir frustrado, e assim construir com eles novas possibilidades de abordagens. E assim se constrói a comunicação, dando espaço para os outros falarem e ouvi-los tirando algum proveito disso.
2 – De acordo com Almeida Filho, métodos comunicativos são formas estabilizadas de práticas de ensinar línguas com uma base comunicativa. E o ensino comunicativo é aquele que organiza as experiências de aprender em termos de atividades relevantes, tarefas de real interesse e necessidade do aluno para que ele se capacite a usar a língua-alvo para realizar ações de verdade na interação com outros falantes-usuários dessa língua.
1) Acho que ser comunicativo é entrar em sintonia com o estudante, conhecêlo sem delimitar a relação de professor/aluno. É saber expressar o conteúdo de uma maneira espontânea, ter simpatia e segurança no que se está fazendo. É saber unir a troca de conhecimentos com o conteúdo didático e a realidade dos alunos.
2) Método comunicativo é a forma usada para ensinar uma língua estrangeira. Ensino é relativo às atividades e práticas do método.
1-Referente ao contexto de língua estrangeira,acredito que ser comunicativo consiste em uma troca de conhecimentos entre professor e alunos,ouvir sugestoes,conhecer o aluno e estar proximo dele.
Como a Itiana colocou,a comunicação se constroi ouvindo opiniões para que seja algo produtivo.
2-O método comunicativo é construído através da utilização de uma ou mais abordagens de ensino como auxílio para o que for colocado em pratica em sala de aula em termos de ensino comunicativo.
Ensino comunicativo é uma das maneiras abordadas para ensinar a língua alvo baseada na interação e em competências comunicativas dos interlocutores.
Ser comunicativo é conseguir fazer-se compreendido por um universo de alunos que enxergam o mundo e a vida de diferentes formas, seja por questões religiosas, credos, condição social, etc.
2) O método consiste na forma em que o ensino é introduzido e apresentado pelo professor na sala de aula enquanto o ensino são os objetos e estratégias utilizadas pelo professor em seu método.
Postar um comentário